16/05/13


© Takeshi Kitano | Dolls, 2002
© Takeshi Kitano | Dolls, 2002

"Sou um romancista. Aprendi muito com a teoria e cheguei ocasionalmente a deixar que todos esses conhecimentos me distraíssem, mas senti amiúde a necessidade de os ignorar. Espero agora entreter-vos com umas quantas histórias e, através delas, sugerir-vos algumas ideias próprias.
Se houver um jardim nos vossos sonhos - um jardim que nunca tenham visto na vida, talvez por ficar do outro lado de um muro alto -, a melhor forma de imaginar esse jardim nunca visto é contar histórias que evoquem as vossas esperanças e receios.
Uma boa teoria, mesmo que nos tenha afectado profundamente e convencido por completo, continuará a ser a teoria de outra pessoa, não a nossa. Todavia, uma boa história, que nos tenha afectado profundamente e convencido por completo, torna-se nossa. As histórias antigas, muito antigas, são assim. Ninguém se recorda de quem as contou em primeiro lugar. Apagamos qualquer memória da forma como forma contadas pela primeira vez. De cada vez que uma dessas histórias é contada, ouvimo-la pela primeira vez. Vou agora contar-vos duas histórias assim." 

Orhan Pamuk, in Outras cores - ensaios sobre a vida, a arte, os livros e as cidades

2 comentários:

  1. “To know someone here or there with whom you can feel there is understanding in spite of distances or thoughts expressed that can make life a garden.”
    [Goethe]

    E tal como um jardim, urge o nosso cultivo e o alimento das coisas que realmente importam.
    Beijo-te,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "De maneira que o amor ou a bondade é tudo o que temos. Memória é tudo o que temos, palavra é tudo o que temos..." Manuel António Pina

      Beijo-te,

      Eliminar