23/05/13

© Eduardo Gageiro | Sophia Mello Breyner Andresen 

O segredo do escritor não é a inspiração, visto que nunca é claro de onde isso vem; é a sua teimosia, a sua paciência. Parece-me que aquela maravilhosa expressão turca, «escavar um poço com uma agulha», foi inventada a pensar nos escritores.
...
Hoje, tantos anos depois, sei que tal descontentamento é a característica básica que faz de alguém escritor. Para nos tornarmos escritores, não bastam paciência e a labuta, temos primeiro de sentir o desejo de escapar às multidões, à companhia dos outros, a tudo o que faz parte da vida normal e diária, e fecharmo-nos num quarto. Desejamos ter paciência e esperança para criarmos um mundo vasto na nossa escrita. Mas o desejo de nos fecharmos num quarto é o que nos leva a agir.
...
Mas quando nos isolamos, depressa descobrimos que não estamos tão sós como pensávamos. Temos a companhia das palavras dos que nos antecederam, das histórias dos outros, dos livros dos outros, das palavras dos outros, daquilo que chamamos tradição. Acredito que a literatura é o mais valioso tesouro escondido que a Humanidade juntou durante a sua busca de autoconhecimento.

Orhan Pamuk, in Outras cores - ensaios sobre a vida, a arte, os livros e as cidades

Sem comentários:

Enviar um comentário