26/03/13

© Bruce Weber | Balthus e Setsuko, 1997 


"Perder uma coisa é muito triste. Pode supor-se que está mal, que se parte nalgum sítio, que acaba por se degradar. Mas perder um gato: Não! isso não é permitido. Nunca ninguém perdeu um gato. Poder-se-á perder um gato, uma coisa viva, um ser vivo, uma vida? Mas perder uma vida: é a morte!

Pois bem, é a morte.

Encontrar. Perder. Será que o leitor reflectiu bem sobre o que é a perda? Não é apenas a negação desse generoso instante que vem preencher uma espera de que nem o leitor suspeitava. Porque entre esse instante e a perda há sempre aquilo a que se chama - muito desajeitadamente, concordo - a posse.
Ora, a perda, por mais cruel que seja, não pode nada contra a posse, completa-a, se assim quiserem; afirma-a; no fundo, é apenas uma segunda aquisição, completamente interior desta vez e muito mais intensa.
De resto, sentiu-a, Baltusz; já não vendo Mistou, começou a vê-lo ainda mais."

Rainer Maria Rilke, in Mitsou - quarenta desenhos de Balthus 

2 comentários:

  1. "O amor é a ocasião única de amadurecer, de tomar forma, de nos tornarmos um mundo para o ser amado. É uma alta exigência, uma ambição sem limites, que faz daquele que ama um eleito solicitado pelos mais vastos horizontes." [Rainer Maria Rilke]

    Amo-te,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “I don’t believe in anything, I do believe in you.”
      Frederick Seidel

      Beijo-te,

      Eliminar