24/12/12

fim do aparte

© Joana Dilão | Cão Solteiro e Vasco Araújo: A Africana, 2012

B: O meu nome é Selika. Choro copiosamente. Sou só sentimento. Não me reconheço. Vou regressar a casa. Mas não sei já o que isso é. Deixei de sentir o chão por baixo dos pés. Estou a desaparecer. Eu, transparente. A minha vida é uma tragédia.
***
B: O meu nome é Selika e exijo um aparte. Voltei a casa. Voltei à razão. Voltei a reconhecer-me. E voltei a apaixonar-me. Tive de me afastar para me voltar a aproximar. É a história do meu amor por Vasco de Gama. Fim do aparte. Este homem é meu homem. É um facto. Casámos. É outro facto. É um dos nossos. Temos de ser tolerantes com a diferença. Acolher o outro de braços abertos. Porque contra factos não há argumentos."

José Vieira Mendes a partir da ópera A Africana de Giacomo Meyerbeer


Direcção Musical: Nicholas McNair | Coro Gulbenkian | Co-produção: Cão Solteiro, Maria Matos Teatro Municipal e Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários:

Enviar um comentário