18/10/12

observam-me

Tomas Tranströmer aos seis anos

"O centro cívico, chamado Medborgarhuset, foi construído por volta de 1940. Um enorme cubo em pleno Soder, mas um edifício cheio de luz, moderno, funcional, que justificava todas as expectativas. Ficava a apenas cinco minutos da casa onde morávamos.

O centro cívico incluía uma piscina uma piscina pública e uma delegação da biblioteca municipal.
(...)
Escapulia-me para a biblioteca quase todos os dias. Mas as coisas não se passavam de forma inteiramente despreocupada. Acontecia, de vez em quando, eu querer ler livros que as senhoras da biblioteca não consideravam próprios para a minha idade.
(...)
Pior ainda era quando eu tentava entrar na secção dos adultos. Precisava de um livro que não existia na secção das crianças. Era retido logo na entrada.
(...)
Esta secção ficava paredes-meias com os banhos. Logo à entrada se sentiam os vapores da piscina e o cheiro a cloro que vinha dos respiradouros, e ouvia-se o eco das vozes lá dentro. Todas as instalações de banhos têm uma acústica magnífica. O templo da saúde e os livros eram vizinhos, que alegria!" 

Tomas Tranströmer, in "As minhas lembranças observam-me"




Sem comentários:

Enviar um comentário