05/09/12

nenhum deles fora jamais visto a rir

© Judah Benoliel | Lisboa - Rossio, anos 40

"O dr. Salazar usava a técnica das aves de rapina, observado miudamente as presas para cair sobre elas num voo implacável. Por algum motivo tinha a alcunha de Lagarteiro no seminário, antes de vir para Coimbra polir o saber e as maneiras.

Benito Prada não reparara nele enquanto professor da Universidade. Na altura em que chegou a primeiro-ministro escutou alguns episódios da boca do seu amigo ourives: Jorge Galo babava-se de gozo ao descrever-lhe os passeios a dois com o padre Cerejeira, lente de Letras, toucados ambos por grandes umbelas negras, indiferentes às saudações dos estudantes, hirtos, enfáticos, lutuosos, como se pertencessem a um mundo de estatuária encardida pela chuva e pelo vento; nenhum deles fora jamais visto a rir, ocultos que andavam sob as suas máscaras de pele curtida, lisa e sem rugas. Também se falava de uma estranha familiaridade com a governanta, que acompanharia o dr. Salazar em Lisboa até ao fim da sua capacidade terrena. Nesse entretanto, podendo as amizades o que tantas vezes não podem as preces mais ardidas, o padre chegara a cardeal. Estava garantida a dupla angélica para muito tempo." 

Fernando Assis Pacheco in, Trabalhos e Paixões de Benito Prada - Galego da província de Ourense que veio a Portugal ganhar a vida

Sem comentários:

Enviar um comentário