01/06/12

quando foi que o tempo começou?

© Paul McDonough | Central Park Pond-Kids in Tree, 1973


Quando a criança era criança,
andava balançando os braços,
queria que o riacho fosse um rio,
que o rio fosse uma torrente
e que essa poça fosse o mar.
Quando a criança era criança,
não sabia que era criança,
tudo lhe parecia ter alma,
e todas as almas eram uma.


Quando a criança era criança,
não tinha opinião a respeito de nada,
não tinha nenhum costume,
sentava-se sempre de pernas cruzadas,
saía correndo,
tinha um redemoinho no cabelo
e não fazia poses na hora da fotografia.


Quando a criança era uma criança
era a época destas perguntas:
Por que eu sou eu e não você?
Por que estou aqui, e por que não lá?
Quando foi que o tempo
começou, e onde é que o espaço termina?
Um lugar na vida sob o sol não é apenas um sonho?
Aquilo que eu vejo e ouço e cheiro
não é só a aparência de um mundo diante de um mundo?

Peter Handke


2 comentários:

  1. "A day it was when I could bear
    Some fond regrets to entertain;
    With so much happiness to spare,
    I could not feel a pain."

    [William Wordsworth]

    Beijo-te,

    ResponderEliminar
  2. Nesse tempo
    estendia-me na terra
    para olhar as estrelas
    e não pensava
    que esses corpos de fogo
    pudessem ser perigosos

    Nesse tempo
    marcava a latitude das estrelas
    ordenando berlindes
    sobre a erva

    Não sabia que todo o poema
    é um tumulto
    que pode abalar
    a ordem do universo...

    José Tolentino de Mendonça

    Beijo-te,

    ResponderEliminar