20/11/12

E, no meio do êxtase,

© Jorge F. Marques | Paris, 2012



"Com essa repentina liberdade de espírito, à espera do comboio, fiquei algum tempo sentado num banco da sala de espera, a ler a imprensa desportiva. Sentia-me felicíssimo só de pensar que me libertara da minha teoria. Disse para comigo que, ao longo da minha vida, tinha visto como caíam do ponto mais alto as crenças, modas e teorias literárias de que tivera notícia. E também pensei que, no fim de contas, soubera sempre que, se tivermos uma vida suficientemente longa, podemos ver muitas coisas, e o mesmo se podia dizer das expectativas. Crer numa só teoria seria sempre uma coisa totalmente suicida e, além do mais, ligeiramente estúpida, porque, para um tímido como eu, não podia existir nada tão irresponsável como pensar que era precisamente a nossa teoria válida.
Acabado de chegar à grande liberdade do espírito vago, disponível para tudo menos para outra teoria, subi, pouco depois do meio-dia, para o comboio que havia de me deixar em Barcelona. (...) Minutos depois, pela janela ficava literalmente extasiado a ver a paisagem (...). E, no meio do êxtase, só uma certeza; uma certeza como bálsamo secreto e último da minha condição de herói num conto intitulado La espera: a certeza de que a minha teoria de Lyon era idêntica à minha vida e à espera em que consistia essa vida e também à espera que habitava dentro dessa espera que, por sua vez, continha outra espera. Quer dizer que a minha teoria de Lyon não tinha sido mais do que uma acta lavrada com o único propósito de me libertar do seu conteúdo, talvez uma acta lavrada com o exclusivo propósito de escrever e perder países, de viajar e perder teorias, perdê-las todas."


Enrique Vila-Matas in, Perder Teorias

2 comentários:

  1. "De palavra em palavra
    a noite sobe
    aos ramos mais altos

    e canta
    o êxtase do dia."

    [Eugénio de Andrade]

    Beijo-te,

    ResponderEliminar
  2. "Para se chegar ao infinito, e julgo que se pode lá chegar, é preciso termos um porto, um só, firme..." Fernando Pessoa in, O Livro do Desassossego

    Beijo-te,

    ResponderEliminar