27/07/14

a realidade está mal feita


Mario Vargas Llosa: A literatura não é apenas uma fonte maravilhosa de prazer. Cumpre, além disso, uma função social e histórica de primeira ordem que é a de desenvolver nos leitores um espírito crítico. Depois de termos lido uma grande obra literária, um grande romance, um grande poema, um ensaio, regressamos ao mundo real convencidos de que a realidade está mal feita, que está muito aquém daquela ficção que somos capazes de inventar através da fantasia e da palavra. Isso faz-nos olhar para a nossa envolvência social, cultural e política com olhos muito críticos. E creio que essa é a razão pela qual a literatura, ao longo de toda a História, foi sempre vista com muita desconfiança e com muito temor pelos governos autoritários, pelas ditaduras, por todos os regimes que, no fundo, tratam de controlar a vida e querem demonstrar aos cidadãos que o mundo está bem feito. É essa a razão da censura. E efectivamente a literatura é um perigo para esse tipo de regimes porque tem sempre uma atitude muito crítica face ao mundo tal como ele é.

Susana Vera/Reuters: Mas que pode hoje a literatura contra a indiferença e o conformismo dos cidadãos, nomeadamente dos jovens?

Mario Vargas Llosa: O problema é que a literatura hoje em dia vive uma crise muito profunda, converteu-se sobretudo em entretenimento, perdeu a sua pugnacidade, a sua beligerância crítica, e busca sobretudo entreter. E o entretimento também é uma espécie de adormecimento, uma maneira de desmobilizar criticamente os cidadãos. Creio que essa crise da cultura, que é muito profunda na minha opinião, pode ter um efeito gravíssimo na vigência da democracia e da liberdade. Pela primeira vez na história, o pesadelo de [George] Orwell, de uma ditadura tecnológica, com um absoluto controlo sobre a vida das pessoas, um mundo de cidadãos convertidos em autómatos, já é possível. Isso acontece por causa da degradação da cultura no nosso tempo.

Continua, aqui.

2 comentários:

  1. Anónimo10:47

    Vargas Llosa está coberto de razão. Os miúdos lêem cada vez menos, apenas jogam e postam fotos. Que sociedade será possível com este tipo de cidadãos? A tecnologia deveria servir para nos trazer conforto e longevidade, nunca para nos tornar em seres autómatos e não pensantes.

    Embora os miúdos também nos possam responder, e que merda de mundo nos deixam vocês, adultos literatos e bem pensantes?!

    acção, reacção, tudo tem uma razão de ser.
    gosto muito de Vargas.
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Júlia,
      nem mais. 'a realidade está mal feita' mas alguém a faz assim.
      e a mudança é sempre possível se cada um de nós fizer algo nesse sentido.

      e muito obrigada pela tua visita sempre assídua, atenta e palavras tão pertinentes.
      beijinhos,

      Eliminar