24/11/11

menos do que o inconveniente


"Permitam-me cordialmente avisar, na abertura destas supostas conferências, que não tenho a mais remota intenção de me fazer passar por conferencista. Conferenciar é presumivelmente uma forma de ensino; e presumivelmente um professor é alguém que sabe. Eu nunca soube e continuo a não saber. O que sempre me fascinou não foi ensinar, mas aprender; e garanto-vos que se a aceitação da cadeira Charles Eliot Norton não se tivesse misturado com a expectativa de aprender muito, eu estaria agora noutro lugar. Deixem-me também garantir-vos que me sinto extremamente contente por aqui estar; e que de todo o coração espero que não venham a sentir-se extremamente arrependidos.

Desde o tempo tempo em que muitos de vocês ainda não existiam, tenho andado a aprender e a reaprender, como escritor e como pinto, o significado daquelas máximas imemoriais «o que cura um mato outro» e «quem faz o que deve a mais não é obrigado». Ora - como inconferencista - sou por sorte confrotado com aquele igualmente antigo, mas muito menos austero, dictum «a palavras loucas, orelhas moucas». Pois enquanto um conferencista genuíno tem de obedecer às regras da conveniência mental e vestir as suas idiossincrasias pessoais de generalidades colectivamente aceitáveis, um ignoramus autêntico permanece de todo inconvenientemente livre para falar como lhe apeteça. Esta perspectiva anima-me, porque prezo a liberdade; e nunca esperei que a liberdade fosse menos do que o inconveniente."

e.e.cummings in, eu:seis inconferências
[Charles Eliot Norton Poetry Lectures]

2 comentários:

  1. Tropeças num desses loucos furiosos. Não o deixes escapar, leva-o para casa; são ternos como crianças, às vezes têm frio (quem sabe porquê), dormem pouco e são curiosos. Têm um grande inconveniente: vão-se mas voltam logo a seguir e duram toda a vida.

    Abraço-te,

    ResponderEliminar
  2. "Pede-me que viva atenta como uma antena, pede-me que viva sempre, que nunca me esqueça. Pede-me uma obstinação sem tréguas, densa e compacta." Sophia M.B.A.

    Para sempre,

    ResponderEliminar