17/01/14

se tiverem realmente aprendido a pensar, a prestar atenção, então saberão que há outras opções.

© Marion Ettlinger | David Foster Wallace


"...a única Verdade com V grande é que vocês têm a possibilidade de decidir como é que vão tentar ver as coisas.
Isto, defendo eu, é a liberdade da verdadeira educação, de aprender a ser bem adaptado: poder decidir conscientemente o que tem significado e o que não tem.
Poder decidir o que adorar...
...
Se adorarem o dinheiro e as coisas materiais - se for daí que extraem significado real da vida -, então nunca terão o suficiente.
A verdade é essa.
Adorem os vossos corpos, a beleza e a atracção sexual e irão sentir-se sempre feios, e quando o tempo e a idade começarem a deixar marcas, sofrerão um milhão de mortes antes de serem finalmente enterrados.
De certo modo, já todos sabemos isto - foi codificado em mitos, provérbios, clichés, lugares-comuns, epigramas, parábolas:  o esqueleto de todas as grandes histórias.
O truque é manter a verdade sempre à cabeça da nossa consciência no dia a dia.
Adorem o poder - sentir-se-ão fracos e amedrontados e precisarão sempre de ter cada vez mais poder sobre os outros para controlarem o medo.
Adorem o vosso intelecto, serem considerados inteligentes - acabarão por se sentir estúpidos, uma fraude, sempre à beira de serem descobertos.
E por aí fora.
...
A liberdade de sermos todos senhores dos nossos minúsculos reinos, do tamanho dos nossos crânios, sozinhos no centro de toda a criação.
Este tipo de liberdade tem muito que a recomende.
Mas claro que há imensos tipos de liberdade e do tipo mais precioso não irão ouvir falar muito no grande mundo exterior do lucro, da realização pessoal e do exibicionismo.
O tipo de liberdade realmente importante tem a ver com a atenção e consciência, disciplina e esforço e sermos capazes de nos preocuparmos verdadeiramente com as outras pessoas e de nos sacrificarmos por elas, repetidamente, de um sem-número de formazinhas insignificantes e nada sexys, todos os dias.
Isso é a verdadeira liberdade.
Isso é ensinarem-nos a pensar.
A alternativa é a inconsciência, a configuração natural por defeito, a lufa-lufa esgotante da competição - a sensação constante e devoradora de termos tido e perdido qualquer coisa infinita.
...
É incrivelmente difícil fazer isto - viver conscientemente, de forma adulta, todos os dias.

O que significa que ainda há outro cliché que é verdade: a vossa educação é realmente uma tarefa para toda a vida, e começa - agora.

Desejo-vos muito mais do que sorte."

David Foster Wallace, in «A água é isto.»  - Algumas ideias, expressas numa ocasião importante sobre como viver uma vida compassiva.  [David Foster Wallace foi convidado para discursar aos alunos finalistas do Kenyon College, em 2005, sobre um tema à sua escolha. Foi o único discurso deste género que fez.]


© Marion Ettlinger | David Foster Wallace, 2001

Sem comentários:

Enviar um comentário