18/06/13

© Edward Weston | Big Sur


"Muitas vezes estou tão afastado de tudo que a única forma que tenho de «regressar» é ver o mundo pelos olhos dos meus filhos. Começo sempre por me recordar da infância gloriosa que tive, numa parte miserável de Brooklyn chamada Williamsburg. (...) Foi o primeiro «Paraíso» que conheci, no velho bairro. 
(...)
Mas agora, agora quando vejo os pequenos a brincar no pátio, quando os vejo perfilados com o azul do Pacífico pontilhado de ondas brancas, quando olho para os milhafres enormes e assustadores que pairam preguiçosamente no céu, caindo a pique, descrevendo círculos contínuos, quando vejo o salgueiro a ondular gentilmente, os seus ramos compridos e frágeis pendendo cada vez mais baixos, cada vez mais verdes e delicados, quando ouço rãs a coaxar no lago ou um pássaro a cantar nos arbustos, quando subitamente me viro e reparo num limão que amadurece numa árvore pequena ou reparo na camélia que começa a florir, vejo os meus filhos diante de um fundo eterno (...) e sei que nunca esquecerão, nunca abandonarão este sítio onde nasceram e foram criados."

Henry Miller, in O Big Sur e as laranjas de Jerónimo Bosch

Sem comentários:

Enviar um comentário