02/03/12

ela e ele

© Eikoh Hosoe


Ambos estão convencidos
que os uniu uma paixão súbita.
É bela esta certeza,
mas a incerteza é mais bela ainda.

Julgam que por não se terem encontrado antes,
nada entre eles nunca ainda se passara.
E que diriam as ruas, as escadas, os corredores
onde se podem há muito ter cruzado?

Gostaria de lhes perguntar
se não se lembram —
talvez nas portas giratórias,
um dia, face a face?
algum “desculpe” num grande aperto de gente?
uma voz de que “é engano” ao telefone?
— mas sei o que respondem.
Não, não se lembram.

Muito os admiraria
saber que desde há muito
se divertia com eles o acaso.

Ainda não completamente preparado
para se transformar em destino para eles,
aproximou-os e afastou-os,
barrou-lhes o caminho
e, abafando as gargalhadas,
lá seguiu saltando ao lado deles.

Wislawa Szymborska

2 comentários:

  1. "Assemelha-te de novo à árvore que amas, a árvore de grandes ramos : silenciosa e atenta, ela deixa-se pender sobre o mar."
    [F. Nietzsche]

    Beijo-te,

    ResponderEliminar
  2. Falei de ti com as palavras mais limpas,
    viajei (sem que soubesses) no teu interior.
    Fiz-me degrau para pisares, mesa para comeres,
    tropeçavas em mim e eu era uma sombra
    ali posta para não reparares em mim.
    ...
    Andei pelas praças anunciando o teu nome,
    chamei-te barco, flor, incêndio, madrugada.
    Em tudo o mais usei de parcimónia
    a que me forçava aquele ardor exclusivo.

    Hoje os versos são para entenderes.
    Reparto contigo um óleo inesgotável
    que trouxe escondido aceso na minha lâmpada
    brilhando (sem que soubesses) por tudo o que fazias.

    Fernando Assis Pacheco

    Beijo-te,

    ResponderEliminar