15/10/14

© DGPC/José Paulo Ruas | Igreja do Menino Deus 

No próximo domingo, dia 19, a Orquestra Barroca do Amazonas interpretará obras de três compositores cujas vidas se cruzaram com Portugal. 

David Perez (1711-1778) nasceu e estudou em Nápoles. O seu percurso inclui dezenas de títulos operísticos e uma grande produção de música sacra feita sobretudo em Portugal, para onde se mudou em 1752, já famoso, contratado por Dom José para ser professor de música das infantas. De Lisboa influenciou a produção musical no ambiente luso-brasileiro e a música religiosa usada na Sé Patriarcal. No entanto, a sua música instrumental é pouco conhecida, por estar dispersa e mal catalogada. No domingo teremos a oportunidade de ouvir um dos dois concertos para flauta que sobreviveram ao tempo. O outro foi gravado pela OBA e pode ser ouvido no cd Dei Due Mondi de 2012.


© DGPC/José Paulo Ruas | Igreja do Menino Deus

José Palomino (1753-1810) espanhol de nascimento, veio para Lisboa aos 20 anos, para integrar a Orquestra da Real Câmara como primeiro violino, condição na qual actuou frequentemente em festas religiosas e também no Teatro da Rua dos Condes, cuja orquestra também dirigiu. Como compositor deixou música teatral, modinhas, e sobretudo música instrumental de elevada qualidade, como quintetos de cordas, concerto de cravo/pianoforte e o concerto para violino que vamos poder ouvir já no próximo domingo na Igreja do Menino Deus. 


© DGPC/José Paulo Ruas | Igreja do Menino Deus


José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) é um dos expoentes da música sacra brasileira, sendo hoje o mais conhecido compositor do seu período, talvez por ter sido aquele de quem mais tenham sobrevivido obras. A quase totalidade de sua produção é sacra destinada à Ordem do Carmo, à Catedral do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e viveu toda sua vida, e à Capela Real, para a qual foi apontado como Mestre de Capela à chegada da Família Real Portuguesa em 1808. 

A Orquestra Barroca do Amazonas interpretará dois motetos cujas partituras sobreviveram e que podem ter sido escritos para Joaquina Maria da Lapa, uma soprano virtuosa brasileira que esteve em Portugal, e que também actuou no Teatro de Manuel Luiz, Teatro Régio e Teatro São João (todos do Rio de Janeiro) e para quem José Maurício Nunes Garcia compôs expressamente algumas de suas obras marcantes. 

Aqui fica o convite para este concerto único.
Domingo 19 | Igreja do Menino Deus | 20h30.
E a entrada é livre!

Sem comentários:

Enviar um comentário